Sports USA

Saiba quais os principais jogadores que ficarão sem contrato na NFL

Fotos: NFL

Apesar de ser um termo desconhecido para a maioria das pessoas, o Free Agency é muito comum nos esportes americanos, que é um período no qual os jogadores que ficarão sem contrato vigente podem assinar novos contratos com outros times, ou com o mesmo time. Normalmente este período acontece a partir de março que é quando terminam os contratos dos jogadores.

Mas, antes mesmo de a temporada 2015/16 acabar, já se sabe quais serão estes jogadores que ficarão ‘disponíveis’ em breve. Como apenas 12 times disputam os playoffs, as outras 20 equipes já podem que se movimentar para pensar em possíveis reforços. Por isso, o Sports USA resolveu fazer uma lista com os principais jogadores que estarão livres no mercado, os chamados free agent, ou na tradução livre agentes livres.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Além dos 20 nomes, outros jogadores que também ficarão livres no mercado merecem destaque, como Chris Ivory, Lamar Miller, Anquan Boldin, Ryan Fitzpatrick, Haloti Ngata, Prince Amukamara e Kelvin Beachum.

Franchise Tag

Apesar de estarem na teoria livres para fechar com qualquer equipe, na NFL, existe uma alternativa para que os times obriguem a permanência de seus jogadores, elq é chamada de Franchise Tag e funciona da seguinte forma.

Quando o contrato de um determinado jogador está prestes a se encerrar e ainda não houve renovação, mas o time tem o interesse que ele permaneça, o clube aplica o “selo da franquia” e assina com o atleta por mais uma temporada.

Neste caso o salário do jogador passará a ser a média dos cinco maiores salários da posição do jogador na liga ou ele recebe 20% de aumento em relação a temporada anterior – o valor que for maior. Porém, cada clube só pode usar esta alternativa uma vez por temporada e cada jogador pode recebê-la uma vez na carreira. Por isso, a franchise tag é utilizada comumente em jogadores de alto nível.

Outros casos

Não são apenas os jogadores que estão com o contrato se encerrando que correm risco de deixar suas respectivas equipes. Como na NFL, assim como nos outros esportes norte-americanos, não existe a opção de um time comprar um determinado jogador, apenas com dinheiro, é preciso barganhar, realizar verdadeiras trocas, seja envolvendo jogadores ou escolhas no Draft.

Por isso, quando um determinado jogador tem apenas mais uma temporada de contrato, é normal que o time ou o procure para renovar, ou o negocie para não acabar perdendo o jogador “de graça”, como free agent. E é neste caso que se encaixam Peyton Manning, do Denver Broncos, Calvin Johnson, o Megatron do Detroit Lions, Kam Chancellor, do Seattle Seahawks, e Drew Brees, do New Orleans Saints, e Robert Griffin III, do Washington Redskins, que só possuem mais um ano com seus respectivos clubes.

Neste caso, caso eles saiam, os times que os contratarem terão que pagar o valor do contrato que ele possui. Mas isso é assunto para um outro post.

Clique aqui para ver uma lista com todos os jogadores que vão se tornar free agent a partir de março

5 Comentários

  1. Pingback: Pré-jogo playoffs – Minnesota Vikings vs Seattle Seahawks – SportsUsa

  2. Pingback: Paulo Mancha, comentarista da ESPN – SportsUsa

  3. Pingback: NFL divulga lista com todos os jogadores que ficarão livres; veja - SportsUsa

  4. Pingback: Broncos: De melhor ataque a melhor defesa em duas temporadas – SportsUsa

  5. Pingback: Prepare-se para a seca da NFL: Saiba os principais assuntos da offseason – SportsUsa

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com