Sports USA

Conheça tradições do dia de Ação de Graças e sua relação com a NFL

Divulgação

O feriado mais popular dos Estados Unidos é o Thanksgiving, ou dia de Ação de Graças (em português), que este ano acontece nesta quinta-feira (24). Nesta data os americanos aproveitam para agradecer a Deus pelos bons acontecimentos ocorridos durante todo o ano. Esta data é marcada por reuniões familiares e como não poderia faltar, uma das maiores tradições do feriado é a rodada tripla da NFL. O que significa que serão mais de 9 horas ininterruptas de futebol americano na TV.

Para se ter uma ideia da importância da data, para os americanos, o Dia de Ação de Graças tem a mesma importância do Natal ou do Ano Novo, inclusive porque, para algumas pessoas, esta é a única oportunidade de reunir toda a família para passar o dia juntos.

>> Traduzimos a carta de JJ Watt no Players Tribune: “Estou pronto?”

Desde 2006, três jogos acontecem na quarta quinta-feira de novembro – até 2005, apenas dois jogos eram eram disputados nessa data, sempre com Detroit Lions e Dallas Cowboys atuando em casa. Porém, no início deste milênio isso acabou gerando um descontentamento das outras franquias, que também gostariam de receber a data especial. Por isso, a liga aumentou para três jogos, e esta terceira partida é sempre a última jogo do dia.

Os jogos deste ano

tkhs-jogadores

15h30 – Detroit Lions vs Minnesota Vikings – ESPN
Rivais da NFC Norte Lions e Vikings tem exatamente a mesma campanha nesta temporada, com seis vitórias e quatro derrotas cada. Empatados na liderança da divisão, a diferença está no fato de os Lions terem vencido o primeiro encontro entre as duas equipes neste ano, na Semana 9, por 22 a 16, em uma partida que foi decidida apenas na prorrogação. E, assim como três semanas atrás, os dois times chegam na partida com estratégias bem claras.

Dono da terceira melhor defesa da NFL,  não é segredo para ninguém que os Vikings vão novamente apostar em anular o ataque dos Lions, e quem sabe até pontuar através de interceptações e fumbles forçados. Afinal nas seis vitórias da equipe nesta temporada, em todas o time conseguiu marcar um touchdown com o time de defesa e/ou especialistas em campo. Já os Lions, apostam na liderança de Matthew Stafford, e sua sincronia com os wide receivers Marvin Jones e Golden Tate.

19h30 – Dallas Cowboys vs Washington Redskins – ESPN
Incontestavelmente o melhor time da NFL até aqui, o Dallas Cowboys será novamente testado, dessa vez contra um de seus maiores rivais na NFC Leste, o Washington Redskins. Liderados pelos calouros Dak Prescott e Ezekiel Elliott o time quer aumentar a sequência de oito vitórias consecutivas que já é a maior de sua história. Já os Redskins apesar da campanha de 6v3d1e, ocupam apenas a terceira posição na NFC Leste, atrás de New York Giants (7v3d) e Dallas Cowboys (9v1d). Mesmo assim, o time segue firma em busca de um Wild Card.

Mas a chave do jogo deve ser mesmo o comportamento de setores específicos. Nos Cowboys, caso a excelente linha ofensiva mantenha o nível de atuações que vem tendo, Elliott deverá seguir fazendo estrago, o que ajuda demais Prescott, que ganhará mais tempo para encontrar Dez Bryant, Jason Witten e companhia. Do lado dos Redskins, quem pode fazer a diferença é a secundária liderada pelo cornerback Josh Norman. Caso consigam evitar os passes de média/longa distância facilitaria a marcação do jogo corrido dos Cowboys, tornando o ataque unidimensional.

23h30 – Indianapolis Colts vs Pittsburgh Steelers – ESPN
Na partida que fecha o feriadão, o duelo entre Colts e Steelers coloca dois grande ataques frente a frente. Apesar de historicamente não se dar bem jogando no Thanksgiving os Steelers são de longe os favoritos para a partida, muito graças a fraca defesa dos Colts que é uma das piores da NFL. Caso Le’Veon Bell esteja inspirado a partida pode ficar tranquila para os Steelers. Caso isso não aconteça, Big Ben precisará encontrar Antonio Brown para seguir com boas chances de vitória.

Do lado dos Colts, já que o time não pode contar com a defesa, o negócio é encaixar o jogo aéreo, com Andrew Luck, que ainda é dúvida devido a uma concussão sofrida na partida do último domingo, e TY Hilton. Pelo chão, o sempre consistente Frank Gore tentará mantes a preocupação e atenção mínima da defesa de Pittsburgh.

tkhs-marca

História do Thanksgiving
Celebrado nos Estados Unidos e no Canadá, o Dia de ação de Graças é um feriado religioso que representa um dia de gratidão e agradecimento pelas coisas boas que aconteceram durante o ano.

Criado em Plymouth, no estado de Massachussets. A celebração foi organizada por colonos fundadores da vila que, após um rigoroso inverno, conseguiram ter uma colheita farta no verão de 1621. Em agradecimento ao progresso da colheita, o governador ordenou uma homenagem no outono de 1621. Na época, os homens da cidade mataram perus e patos para as festas.

Em 1863, o presidente Abraham Lincoln determinou que a quarta quinta-feira de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças, mas a data só se tornou feriado nacional em 1941, conforme determinação do Congresso Americano.

tkhs-peru

Costumes do Thanksgiving
1) Data oficial e perdão presidencial do Peru
O presidente Abraham Lincoln que reconheceu oficialmente a data do Thanksgiving em 1863. Ele determinou que a quarta quinta-feira de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças, mas a data só se tornou feriado nacional em 1941, conforme determinação do Congresso Americano.

Além disso, no início do dia acontece o “Perdão do Peru”, que é uma cerimônia em que o presidente dos Estados Unidos “perdoa” dois perus: um oficial e um reserva. As duas aves escapam de se transformar em refeição. A tradição surgiu em 1947, quando um peru foi apresentado ao então presidente Harry Truman. Até hoje, 11 presidentes americanos participaram. Marcará também uma das últimas cerimônias de Barrack Obama como presidente dos EUA, já que seu mandato termina em dezembro.

2) Banquete
A principal tradição do Dia de ação de graças é o banquete em família. E o prato mais tradicional desse feriado é o famoso peru assado, acompanhado de abóbora, pão, purê de batata, torta de abóbora, batata-doce, nozes e maçã. Para a sobremesa são usadas três frutas nativas dos Estados Unidos: Mirtilo, uva e cranberry. O feriado também é apelidado como Turkey Day (dia do peru) já que estima-se que 88% dos americanos comem peru nesta data, o que dá uma média 45 milhões de perus consumidos.

3) Futebol americano
Outra tradição é assistir aos jogos de futebol americano na TV durante e após a refeição. Esse hábito surgiu entre os anos 1920 e 1930, época em que o esporte se tornou realmente popular nos Estados Unidos. Nessa data, Dallas Cowboys e Detroit Lions sempre jogam em casa. Lá se vão mais de 80 anos desta tradição e isso é levado super a sério pelos profissionais da NFL.

tkhs-zebra

4) Desfile em Nova Iorque
Durante a data várias cidades organizam desfiles festivos por suas ruas, porém a Parada de Ação de Graças da Macy’s, que acontece em Nova York é a mais famosa. A primeira parada realizada pela loja de departamento aconteceu em 1924, com o objetivo de promover o lançamento da temporada de compras de Ação de Graças e Natal. Participaram funcionários da loja e animais do zoológico do Central Park.

Atualmente, aproximadamente três milhões de pessoas assistem à parada pessoalmente e muitas outras pela televisão. As principais atrações são os famosos balões de ar gigantes de personagens como Homem Aranha e Snoopy, além das celebridades, bandas de música e bailarinos. O desfile termina com o surgimento do Papai Noel, que marca o início das festas de Natal.

5) Black Friday
Você já deve estar familiarizado com este termo que significa grandes descontos nas principais lojas. Então saiba que foi uma criação americana, que acontece amanhá, na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças. A famosa Black Friday, é a abertura oficial da temporada de compras de Natal. Para o comércio, é um dos dias mais movimentados do ano.

Um comentário

  1. Pingback: Lions, Cowboys e Steelers: grandes vencedores do Thanksgiving – Sports USA

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com