Sports USA

Desconstruindo o Carolina Panthers: conheça o time de Cam Newton

Carolina Panthers/Site oficial

Afirmar que o Carolina Panthers foi a grande surpresa da atual temporada da NFL é pouco. A verdade é que a equipe que chegou a ser descartada dos playoffs após perder Kelvin Benjamin, o principal wide receiver do time, na pré-temporada em virtude de um ligamento rompido, os liderados de Ron Rivera formaram a melhor equipe do ano, apesar de alguns invejosos se recusarem a admitir.

Uma série de fatores contribuiu para que, pela primeira vez na história, uma equipe da NFC South conquistasse pela 3ª vez seguida a divisão. Boa parte deles já foram explicados pelo SportsUSA aqui, mas o sucesso de Cam Newton e companhia e companhia merece ser melhor explorado.

Leia também
EA Sports simula Super Bowl 50 no Madden 16, e o campeão é…
Michael Oher, o Big Mike de ‘Um sonho possível’, tenta segundo anel
Broncos: De melhor ataque a melhor defesa em duas temporadas

Além dos fatores anteriormente levantados, a fórmula “bons drafts + boas trocas e contratações na free agency” explica como Carolina saiu de uma campanha de 2v14d na temporada de 2010 ao posto de equipe com melhor campanha da Liga nesse ano.

Tudo começou com a contratação de Ron Rivera após a péssima campanha de 2010, que ganhou de presente o 1st pick no draft de 2011, graças às pífias duas vitórias conquistadas. O presente transformou-se em Cam Newton, principal líder da atual equipe. Nesse mesmo ano, Greg Olsen, o melhor TE da liga depois de Rob Gronkowski, chegou dos Bears em troca por uma escolha de 3º round, que hoje parece muito pouco.

Depois de uma campanha de 6-10, os Panthers seguiram reforçando o time, draftando o cérebro e principal jogador da defesa no draft, Luke Kuechly, juntamente com Josh Norman, o melhor CB da atual temporada. Do free agency, vieram o FB/RB Mike Tolbert e o K Graham Gano. Em 2012, os Panthers melhoraram para 7v9d e trocaram de general manager na offseason, demitindo Marty Hurney e contratando Dave Gettleman para o seu lugar.

No draft de 2013, chegaram Star Lotulelei e Kawann Short, dois DT responsáveis por transformar a linha defensiva dos Panthers em uma verdadeira parede. O resultado foi um record de 12v4d e o primeiro campeonato da divisão desde 2008, terminando com derrota para os 49ers no Divisional round.

Em 2014, Kelvin Benjamin (WR) e Kony Ealy (DE) foram draftados e Jerrico Cotchery (WR), Roman Harper (S), Andrew Norwell (G) e Mike Remmers (T), todos titulares, à exceção de Cotchery, trazidos do free agency. Depois de um começo ruim com 3v8d1e, os Panthers ganharam seus últimos quatro jogos e conquistaram a divisão.

O embalo conquistado na temporada passada permaneceu na offseason, com Shaq Thompson (LB) e Devin Funchess (WR) sendo acrescentados via draft e Michael Oher (T), Charles Tillman (CB), Ted Ginn Jr. (WR) e Kurt Coleman (S) via free agency e Jared Allen via trade (de novo com os Bears).

A série de boas offseasons resultou no monstro que vemos hoje. Isso tudo enquanto Cam Newton se desenvolvia como pocket passer e se transformava em um dos melhores QB’s da liga e a defesa via Luke Kuechly se tornar o melhor LB da atual geração (e melhor jogador defensivo depois de JJ Watt, a meu ver) e Josh Norman virar um CB de primeira linha.

Time equilibrado

Mas o grande segredo que fez dos Panthers de zebra a favorito ao título desta temporada é a forma como defesa e ataque estão jogando bem equilibrados. Aliás, isso não é nenhuma segredo já que este é o objetivo de todos os 32 times. Para se ter uma ideia de quão equilibrado os Panthers estão, o time não aparece na liderança de nenhuma estatística, mas é eficiente em todas. Os Panthers mostraram, mais uma vez, que para formar boas equipes e conquistar resultado, basta apenas trabalho e dedicação.

2 Comentários

  1. Pingback: Peyton Manning vs Cam Newton: um duelo de gerações – SportsUsa

  2. Pingback: Luke Kuechly vs Von Miller o duelo que decidirá o Super Bowl 50 – SportsUsa

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com