Sports USA

Conheça a tradição do dia de ação de graças e sua relação com a NFL

Reprodução da internet

O feriado mais popular dos Estados Unidos é o dia de Ação de Graças que acontece nesta quinta-feira (26), data em que os americanos reservam para agradecer a Deus pelos bons acontecimentos ocorridos durante todo o ano. Esta data é marcada por reuniões familiares e como não pode ser diferente, uma das maiores tradições deste dia é uma rodada de três jogos da NFL. O que significa mais de 9 horas ininterruptas de futebol americano na TV.

Para se ter uma ideia da importância da data, para os americanos, o Dia de Ação de Graças tem a mesma importância do Natal ou do Ano Novo, inclusive porque, para algumas pessoas, esta é a única oportunidade de reunir toda a família para passar o dia juntos. Trata-se de um dos feriados mais tradicionais dos Estados Unidos.

Outra tradição é que desde 2006, são três jogos na quarta quinta-feira de novembro. Até 2005, eram apenas dois jogos por ano, com Lions e Cowboys sempre atuando em casa. Isso gerou um descontentamento das outras franquias, que também gostariam de receber a data especial. Por isso, a liga criou o terceiro jogo, que é sempre último jogo do dia e é reservado para um grande clássico da bola oval. Este ano os jogos serão:

Thanksgiving

Philadelphia Eagles x Detroit Lions – 15h30
Os Eagles tentarão através do seu modelo de ataque NCAA (como citamos aqui no SportsUSA anteriormente)  frear a tentativa de recuperação dos Lions, que vem de duas vitórias consecutivas. O time da Philadelphia não inspira confiança nem em sua própria torcida, e caso Detroit consiga estabelecer um jogo corrido, tende a conseguir a vitória nos últimos quartos quando a defesa dos Eagles já não estiver a plenos pulmões.

Carolina Panthers x Dallas Cowboys – 19h30
Com a ausência de Peyton Manning no jogo entre Denver e New England Patriots, este jogo tem tudo para ser o principal duelo de quarterbacks na semana 12. Cam Newton esta pegando fogo conduzindo o Carolina a uma campanha invicta até então. Pelos Cowboys, Tony Romo conduziu o seu time a vitória já em seu retorno aos gramados na semana 11. Os Panthers já praticamente garantiram a sua presença nos playoffs, enquanto os Cowboys precisam vencer todos os jogos que restam caso queiram estar presentes. O confronto promete e particularmente, eu apostaria em uma vitória dos Cowboys!

Chicago Bears x Green Bay Packers – 23h30
O clássico que é marcado pela falta de equilíbrio entre as equipes, pode ser a última chance real dos Bears de brigar por uma vaga nos playoffs. O cenário não é favorável, principalmente depois do ótimo jogo em que os Packers fizeram diante dos Vikings na última semana, recuperando a liderança da divisão depois de três derrotas consecutivas. Resta saber, qual Packers entrará em campo?

História do Thanksgiving
Celebrado nos Estados Unidos e no Canadá, o Dia de ação de Graças é um feriado religioso que representa um dia de gratidão e agradecimento pelas coisas boas que aconteceram durante o ano.

Criado em Plymouth, no estado de Massachussets. A celebração foi organizada por colonos fundadores da vila que, após um rigoroso inverno, conseguiram ter uma colheita farta no verão de 1621. Em agradecimento ao progresso da colheita, o governador ordenou uma homenagem no outono de 1621. Na época, os homens da cidade mataram perus e patos para as festas.

Em 1863, o presidente Abraham Lincoln determinou que a quarta quinta-feira de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças, mas a data só se tornou feriado nacional em 1941, conforme determinação do Congresso Americano.

peru

Costumes do Thanksgiving
1) Data oficial e perdão presidencial do Peru
O presidente Abraham Lincoln que reconheceu oficialmente a data do Thanksgiving em 1863. Ele determinou que a quarta quinta-feira de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças, mas a data só se tornou feriado nacional em 1941, conforme determinação do Congresso Americano.

Além disso, no início do dia acontece o “Perdão do Peru”, que é uma cerimônia em que o presidente dos Estados Unidos “perdoa” dois perus: um oficial e um reserva. As duas aves escapam do destino de se transformar em refeição. A tradição surgiu em 1947, quando um peru foi apresentado ao então presidente Harry Truman. Até hoje, 11 presidentes americanos participaram.

2) Banquete
A principal tradição do Dia de ação de graças é o banquete em família. E o prato mais tradicional desse feriado é o famoso peru assado, acompanhado de abóbora, pão, purê de batata, torta de abóbora, batata-doce, nozes e maçã. Para a sobremesa são usadas três frutas nativas dos Estados Unidos: Mirtilo, uva e cranberry. O feriado também é apelidado como Turkey Day (dia do peru) já que estima-se que 88% dos americanos comem peru nesta data, o que dá uma média 45 milhões de perus consumidos.

3) Futebol americano
Outra tradição é assistir aos jogos de futebol americano na TV durante e após a refeição. Esse hábito surgiu entre os anos 1920 e 1930, época em que o esporte se tornou realmente popular nos Estados Unidos. Nessa data, Dallas Cowboys e Detroit Lions sempre jogam em casa. Lá se vão mais de 80 anos de tradição e isso é levado super a sério pelos profissionais da NFL.

4) Desfile em Nova Iorque
Durante a data várias cidades organizam desfiles festivos por suas ruas, porém a Parada de Ação de Graças da Macy’s, que acontece em Nova York é a mais famosa. A primeira parada realizada pela loja de departamento aconteceu em 1924, com o objetivo de promover o lançamento da temporada de compras de Ação de Graças e Natal. Participaram funcionários da loja e animais do zoológico do Central Park.

Atualmente, aproximadamente três milhões de pessoas assistem à parada pessoalmente e muitas outras pela televisão. As principais atrações são os famosos balões de ar gigantes de personagens como Homem Aranha e Snoopy, além das celebridades, bandas de música e bailarinos. O desfile termina com o surgimento do Papai Noel, que marca o início das festas de Natal.

5) Black Friday
Você já deve estar familiarizado com este termo que significa grandes descontos nas principais lojas. Então saiba que foi uma criação americana, que acontece amanhá, na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças. A famosa Black Friday, é a abertura oficial da temporada de compras de Natal. Para o comércio, é um dos dias mais movimentados do ano.

Um comentário

  1. Pingback: Resumão da NFL – Especial Dia de Ação de Graças – SportsUsa

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com